quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Publicidade: vários meios, o mesmo fim!

A publicidade é um meio de comunicação. Nos diferentes anúncios identificamos duas correntes: a estruturalista e a funcionalista.
A estruturalista parte do princípio que os comportamentos alimentares são influenciados por questões sócio-culturais. Vejam o anúncio da "Ferrero Rocher" e reparem como o consumo destes chocolates é associado a requinte e bom gosto, como forma de integração social. Além disto, há uma vertente associada ao prazer.
A corrente funcionalista defende que é a função dos alimentos e os benefícios que eles possam trazer para a saúde que determina os nossos hábitos alimentares. No anúncio da "Compal Vital" constatamos isso mesmo, uma vez que o poder antioxidante é o ponto central.

Há também publicidades que são mistas, pois utilizam princípios das duas vertentes. A "Coca-cola Zero" além de realçar o facto de este produto não apresentar açúcar nem calorias (corrente funcionalista), tenta associar o consumo desta bebida à integração num grupo juvenil com muito estilo (corrente estruturalista)!
Apesar de tudo, o objectivo final é o mesmo...vender!!

Sem comentários: