quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Comunicar sobre alimentação

Como seres humanos pertencentes a uma sociedade, temos a necessidade de comunicar sobre os mais diversos temas, sendo a alimentação um deles!
Porque é então tão importante a alimentação na nossa vida?
Uma resposta óbvia é a necessidade de sobrevivência... ninguém vive só de ar! Bem ou mal, todos precisamos de comer (com segurança), e a comunicação sobre os alimentos foi essencial para a subsistência da espécie humana.
Além da necessidade, comer é também um prazer e influencia até o nosso estado de espírito. Quem nunca tentou compensar um dia mau com a comida?
Se pensarmos bem, os aspectos religiosos, económicos e científicos são também algumas das razões pelas quais se comunica tanto sobre alimentação. Todos os dias somos bombardeados com anúncios publicitários cujo principal objectivo é a venda dos produtos. No entanto, hoje em dia a ciência tem conseguido moldar as prioridades deixando, por vezes, para segundo plano a economia (assim como a religião). Cada vez surgem mais evidências científicas (elas próprias uma forma de comunicar) das relações entre alimentação e saúde, suscitando na comunidade uma maior preocupação alimentar. E afinal de contas, ser saudável está na moda!

Sem comentários: